De bailarinas a rainhas, artistas e imperadores. Descubra as histórias por trás de doces icônicos!
- bombardellipatisserie

- há 22 horas
- 2 min de leitura
Você sabia que muitos doces e sobremesas clássicas foram criados como homenagem a pessoas famosas? Alguns nasceram de grandes paixões, outros de acidentes felizes na cozinha, mas todos carregam histórias curiosas e saborosas por trás de cada mordida. 😋

Pavlova: Um clássico! Criado em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, famosa por sua leveza e graça. A sobremesa, feita com merengue, chantilly e frutas frescas, foi criada na Nova Zelândia (ou há quem diga na Austrália) após uma turnê dela pela região nos anos 1920.
Tarte Tatin: Nem toda homenagem precisa ser planejada! Essa torta de maçã invertida nasceu de um erro das irmãs Tatin, que esqueceram de colocar a massa por baixo das maçãs e decidiram improvisar. O resultado? Um dos doces franceses mais amados do mundo!
Melba Peach (Pêssego Melba): Criada pelo chef Auguste Escoffier em homenagem à soprano australiana Nellie Melba, famosa na virada do século XX. Leva pêssegos, sorvete de baunilha e calda de framboesa.

Bolo Marta Rocha: Inspirado na primeira Miss Brasil, Martha Rocha, em 1954. Dizem que o doce foi criado para representar as “duas camadas a mais” que ela tinha nos quadris em relação à vencedora do Miss Universo. Por isso, o bolo leva várias camadas, recheadas de cremes, nozes e muito sabor, um tributo à beleza e generosidade brasileira.
Crepe Suzette: Criado acidentalmente para o Príncipe de Gales (futuro rei Eduardo VII), e o nome seria homenagem à jovem acompanhante dele na ocasião, Suzette. Hoje, o crepe flambado com licor e laranja é um símbolo da confeitaria clássica francesa.
Bolo Dom Pedro: Inspirado no imperador Dom Pedro II, tradicional no Brasil, feito com camadas de pão de ló, creme e doce de leite. Um verdadeiro reinado de sabor!
Madeleine: Os famosos bolinhos franceses em forma de concha levam o nome de Madeleine Paulmier, criada que teria inventado o doce no século XVIII. Mais tarde, se tornaram célebres com o escritor Marcel Proust, que os eternizou na obra Em Busca do Tempo Perdido.

Charlotte: Criada no século XIX em homenagem à Rainha Charlotte, esposa do Rei George III da Inglaterra. É uma sobremesa à base de biscoitos champanhe e creme, que pode ser servida quente ou fria.
Por trás de cada receita, há uma homenagem, uma inspiração ou um toque de acaso que transformou simples ingredientes em algo inesquecível.
Aqui na Bombardelli, também acreditamos que cada doce conta uma história e que ficam na memória! Quem sabe o próximo doce famoso não nasce aqui? 💖


Comentários